Atendimento ao cliente
Perguntas mais frequentes

 

Search by categories

O que é um movimento automático?

Um movimento automático é um movimento mecânico de relógio que é acionado pela ação do pulso de quem o usa. Um peso oscilante (rotor) gira livremente em torno de um eixo, e cada movimento ajuda a dar corda na mola principal (fonte de energia), carregando a reserva de marcha. O regulador do relógio é uma roda de balanço com uma espiral que vibra entre 6-8 vezes por segundo (até 10 vezes no Calibre 36 e até 100 vezes no Mikrograph). Um movimento automático possui mais de 70 peças (até 480 peças para o Mikrograph), e a menor delas não é mais grossa que um fio de cabelo (0,07 mm). Todos os componentes mecânicos funcionam de forma contínua e em sintonia, criando o efeito de um ponteiro de segundos que gira aos invés de um que faça marcações. Apesar de ser menos preciso do que um movimento a quartzo (por poucos minutos por mês), um movimento automático é o exemplo acabado do savoir-faire e da tradição da relojoaria suíça.

Solucionando problemas no relógio automático

Por que o meu relógio automático não marca as horas de forma precisa?

A precisão dos relógios TAG Heuer depende de vários fatores, incluindo o tipo de movimento e as condições de uso. A seguinte lista mostra a tolerância média da TAG Heuer fornecida pelos fornecedores suíços de movimento (com base em condições normais e na reserva de marcha total para os automáticos):

Movimento a quartzo: entre -1 e + 11 segundos por mês
Automático padrão: entre -5 e +20 segundos por dia
Cronômetro: entre -4 e +6 segundos por dia

Um relojoeiro da TAG Heuer pode realizar um serviço de manutenção para ajustar o índice de marcação de um movimento automático se ele estiver funcionando fora dessas tolerâncias.

O que é a reserva de marcha? Como posso restaurar a potência máxima do meu relógio auto mático?

A reserva de marcha é a quantidade de potência que um relógio acumula a fim de manter o relógio ou cronógrafo (p.ex., o Calibre 360 / Mikrograph) funcionando sem precisar de corda.  Os movimentos automáticos da TAG Heuer têm reserva de marcha de cerca de 42-48 horas, dependendo do modelo. Já que é o movimento do pulso do usuário que dá corda ao movimento e que mantém a potência máxima, a reserva de marcha começará a se esgotar quando não houver movimentação suficiente, fazendo com que o relógio pare. Você pode recarregá-lo girando a coroa no sentido horário, desrosqueada ou na posição neutra (mínimo de 40 vezes, 100 vezes para o V4). Isto iniciará o funcionamento do relógio, dando reserva de marcha suficiente para que funcione normalmente. Não é possível dar corda além do necessário em um relógio automático.

Feedback: Was this article helpful?

   

Feedback

Please tell us how we can make this article more useful.

Characters Remaining: 255